Desafios da Educação
De um modo geral, a
educação no Brasil passou por diversos momentos tempestuosos no que diz
respeito aos tipos de pedagogias utilizadas no processo de ensino e
aprendizagem. Na entrevista realizada com o Phd em Sociologia, Pedro Demo, o
estudioso comenta sobre a pobreza qualitativa do Ensino Instrucionista que
ainda se faz presente em milhares de salas de aulas.
Demo deixa clara a
importância do professor no processo de ensino-aprendizagem do aluno. Um
educador que simplesmente reproduz conhecimento não é capaz de desenvolver em
seus alunos o poder de construção do conhecimento.
Em suma, descobriu-se
que a questão central da melhoria na qualidade do ensino não tem foco somente
no aluno, mas também no professor e em suas qualidades acadêmicas de produção e
construção de saberes. É investindo na formação, na atualização e constantes
discussões, que os educadores serão capazes de desenvolver um trabalho
consistente.
A situação ganha
proporções maiores quando analisamos que o município é detentor da responsabilidade
de uma das mais importantes etapas do processo de ensino-aprendizagem: a
alfabetização. Crianças mal alfabetizadas têm um índice de evasão escolar
extremamente alto no Ensino Fundamental II, e principalmente no Ensino Médio.
E o primeiro passo na
gênese de professores com fundamentação sólida é a formação com qualidade no
curso superior, porém, como Demo pontuou a qualidade no ensino não acompanha o
crescimento da oferta.
O Proinfo Integrado é
um exemplo interessante de núcleo de formação. Acredito que um professor que
saiba utilizar os recursos que as tecnologias são capazes de ofertar, encontra
um leque de possibilidades pedagógicas. O próprio blog é um instrumento de
compartilhamento de informações que pode servir como um meio de ensino.
Vejo muitos
profissionais dispostos em meu dia a dia estando no meio de um centro de grande
importância formativa de nossos educadores. O NAPA (Núcleo de Apoio ao
Professor e ao Aluno) tem se mostrado um espaço de desenvolvimento do saber na
construção de professores capacitados. São ofertados cursos, palestras, etc. É
o fomento da educação pela educação. O professor precisa querer, por que assim,
ele pode, ele faz!
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